Dízimo em Dinheiro?

As igrejas dizem que sim.

A Bíblia diz que não.


terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Parte 6


Parte 6
As Ofertas

No Novo Testamento

     As citações sobre ofertas no Novo Testamento, são bem poucas, mas de imenso valor para a nossa vida pessoal e espiritual. São manifestações de Jesus Cristo, do Apóstolo Paulo e do Autor da carta aos Hebreus.
     As lições que podemos tirar de cada passagem, de cada frase, são imensuráveis e enriquecem sobremaneira a nossa alma.

     Mateus, 5:22-24
     Jesus ensina sobre a ira
     “Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno.
     Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta”.
     Aqui, Jesus Cristo deixa claro que, ofertar por ofertar, não é suficiente; sem amor, nada tem valor.

***

     Mateus, 8:1-4
     Jesus cura um leproso
     E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão.
     E eis que veio um leproso e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.
     E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo foi purificado da lepra.
     Disse-lhe, então, Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta a oferta que Moisés determinou (oferta pela cura de um leproso. Levítico, 14:3-10), para lhes servir de testemunho”.

***
     Mateus, 23:18-20
     Jesus condena os líderes religiosos
     E aquele que jurar pelo altar, isso nada é; mas aquele que jura pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor.
     Insensatos e cegos! Pois qual é maior: A oferta ou o altar, que santifica a oferta?
     Portanto, o que jurar pelo altar jura por ele e por tudo o que sobre ele está”.
     Mais uma vez: Sem a devoção, ou seja, sem o amor a Deus aqui representado pelo altar, a oferta não é nada.

***

     Marcos, 7:9-13
     Jesus ensina sobre a pureza interior
     “E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.
     Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe e: Quem maldisser ou o pai ou a mãe deve ser punido com a morte.
     Porém vós dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor, nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe, invalidando, assim, a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas”.
     Jesus condenou  os fariseus por privilegiarem a tradição em detrimento do amor filial; ou seja, entre dar a oferta e atender as necessidades dos próprios pais, eles entendiam que a pessoa devia dar a oferta, invalidando o quinto mandamento.

***
     Lucas, 21:1-4
     A oferta de uma viúva pobre
     “E, olhando ele, viu os ricos lançarem as suas ofertas na arca do tesouro; e viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas; e disse: Em verdade vos digo que lançou mais do que todos esta pobre viúva, porque todos aqueles deram como oferta de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deu todo o sustento que tinha”.
     Esta belíssima passagem foi transcrita, também,  na Parte 2, porque o evangelista Marcos usou o termo “dinheiro” em lugar do termo “oferta”; o que mostra que dinheiro e oferta têm que andar juntos.

***
     Atos, 24:16-19
     Paulo perante o tribunal do governador Felix
     “E, por isso, procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para os homens.
     Ora, muitos anos depois, vim trazer à minha nação esmolas e ofertas.
     Nisto, me acharam já santificado no templo, não em ajuntamentos, nem com alvoroços, uns certos judeus da Ásia, os quais convinha que estivessem presentes perante ti e me acusassem, se alguma coisa contra mim tivessem”.

***
     Romanos, 15:15-16
     O apostolado e propósitos de Paulo
     “Mas, irmãos, em parte vos escrevi mais ousadamente, como para vos trazer outra vez isto à memória, pela graça que por Deus me foi dada.
     Que eu seja ministro de Jesus Cristo entre os gentios, ministrando o Evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo”.
     Paulo considera a conversão dos gentios, por ele, como oferta agradável a Deus.

***

     Efésios, 5:1-2
     A santidade cristã é oposta aos costumes dos gentios
     “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”.


***
     Hebreus, 5:1-3
     Cristo é superior aos sumos sacerdotes do antigo pacto
     “Porque todo sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados, e possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados, pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza.
     E, por esta causa, deve ele, tanto pelo povo como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados.
     E ninguém toma para si essa honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão.
     Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu filho, hoje te gerei.
     Como também diz noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque”.
     Na Parte 3 há uma explanação completa sobre Melquisedeque e o sacerdócio de Jesus Cristo.

***
     Hebreus, 10:1-10
     Os sacrifícios do santuário, por causa de suas imperfeições, deviam repetir-se, mas o de Cristo é único, porque é perfeito
     “Porque, tendo a lei a sombra dos bens futuros e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.
     Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam consciência de pecado.
     Nesses sacrifícios, porém, cada ano, se faz comemoração dos pecados, porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire pecados.
     Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me preparaste; holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram.
     Então disse: Eis aqui venho (no princípio do livro está escrito de mim) para fazer, ó Deus, a tua vontade.
     Como acima diz: sacrifício, e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os que se oferecem segundo a lei).
     Então, disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro para estabelecer o segundo.
     Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez”.
     Jesus diz ao Pai: “...tira o primeiro para estabelecer o segundo”. Ou seja, todos os sacrifícios, ofertas, holocaustos e oblações que faziam parte dos rituais do sacerdócio levítico foram anulados pelo sacrifício único de Jesus Cristo na cruz.

***

     I Coríntios, 16:1-4
     As coletas para os crentes de Jerusalém
     “Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia.
     No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que se não façam as coletas quando eu chegar.
     E, quando tiver chegado, mandarei os que, por cartas aprovardes, para levar a vossa dádiva a Jerusalém.
     E, se valer a pena que eu também vá, irão comigo”.
     Paulo fazia questão de não estar presente, quando da arrecadação da oferta para os crentes de Jerusalém; primeiro, para não parecer que estava cobrando; e, segundo, para deixar clara sua isenção quanto a usufruir qualquer benefício daquela oferta.

***

     II Coríntios, 8:1-15
     A coleta para os cristãos pobres da Judéia
     “Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedônia; como, em muita prova de tribulação, houve abundancia do seu gozo, e como a sua profunda pobreza superabundou em riquezas da sua generosidade.
     Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente, pedindo-nos com muitos rogos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos.
     E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor e depois a nós, pela vontade de Deus; de maneira que exortamos a Tito que, assim como antes havia começado, assim também acabe essa graça entre vós.
     Portanto, assim como em tudo sois abundantes na fé, e na palavra, e na ciência, e em toda diligencia e em vossa caridade para conosco, assim também abundeis nessa graça.
     Não digo isso como quem manda, mas para provar, pela diligencia dos outros, a sinceridade da vossa caridade; porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que, pela sua pobreza, enriquecêsseis.
     E nisso dou o meu parecer; pois isso vos convém a vós, que desde o ano passado começastes; e não foi só praticar, mas também querer.
     Agora, porém, completai também o já começado, para que, assim como já houve a prontidão de vontade, haja também o cumprimento segundo o que tendes.
     Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem e não segundo o que não tem.
     Mas não digo isso para que os outros tenham alívio e vós, opressão; mas para igualdade; neste tempo presente a vossa abundancia supra a falta dos outros, para que também a sua abundancia supra a vossa falta, e haja igualdade, como está escrito: O que muito colheu não teve de mais; e o que pouco, não teve de menos”.
     Paulo exorta os membros da igreja de Corinto para que não se demorem mais para arrecadar a oferta para os cristãos pobres da Judéia, e cita como exemplo, os crentes da igreja da Macedônia, que haviam colaborado, mesmo sendo pobres, e passando, também, por dificuldades.
     Qual a grande lição que aprendemos aqui? Que as ofertas eram de igreja para igreja; as igrejas se reuniam, e faziam uma coleta para ajudar os irmãos pobres de uma outra igreja, numa espécie de rodízio, de modo que todos ajudavam a todos.
     Hoje, a grande maioria dos crentes não ajuda nem aos pobres da sua própria igreja.


***
    
     II Coríntios, 9:1-9
     A coleta para os cristãos pobres da Judéia (cont.)
     “Quanto à administração que se faz a favor dos santos, não necessito escrever-vos, porque bem sei a prontidão do vosso animo, da qual me glorio de vós, para com os macedônios, que a Acaia está pronta desde o ano passado, e o vosso zelo tem estimulado muitos.
     Mas enviei estes irmãos, para que a nossa glória, acerca de vós, não seja vã nesta parte, para que (como já disse) possais estar prontos, a fim de, se acaso os macedônios vierem comigo e vos acharem desapercebidos, não nos envergonharmos nós (para não dizermos vós) deste firme fundamento de glória.
     Portanto, tive por coisa necessária exortar estes irmãos, para que, primeiro, fossem ter convosco e preparassem de antemão a vossa benção já antes anunciada, para que esteja pronta como benção e não como avareza.
     E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundancia, em abundancia também ceifará.
     Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
     E Deus é poderoso para tornar abundante em vós toda graça, a fim de que,  tendo sempre, em tudo, toda suficiência, superabundeis em toda boa obra, conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre”.

***
    
     “E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundancia, em abundancia também ceifará.
     Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria”.

     Extraí este texto da passagem transcrita acima, e o destaquei em amarelo, porque, na minha opinião, é um dos textos mais distorcidos da bíblia, junto com Malaquias, 3:6; e a coisa é feita de forma tão maldosa e sutil, que ninguém percebe.
     Quando os pastores se referem a esta passagem, dizem que ela fala da oferta do crente para a sua própria igreja, sugerindo que Deus retribuirá mais a quem der mais.
     Na verdade, Paulo estava claramente se referindo à oferta da igreja para os cristãos pobres.
     Estou certo de que devemos dar oferta na nossa igreja, para que ela pague todas as suas despesas, incluindo o salário do pastor, se for exclusivamente dedicado a ela.
     O que sobrar, deve ser direcionado para as necessidades dos pobres daquela igreja, para os pobres de outras igrejas, e até para aqueles pobres que não sejam membros de qualquer igreja.
     Fora disso, não vejo como possa haver salvação.


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário