Dízimo em Dinheiro?

As igrejas dizem que sim.

A Bíblia diz que não.


terça-feira, 22 de dezembro de 2009

CONCLUSÃO


CONCLUSÃO
     A última palavra – sem trocadilho – é do leitor; mas não tenho a menor dúvida de que o objetivo do trabalho foi alcançado; e, se você não se lembra, vou repetir: O objetivo era fazer com que a própria bíblia nos respondesse a verdade sobre o dízimo;  e, para não deixar nenhuma dúvida, vamos transcrever textos bíblicos – alguns já vistos aqui – que nos mostram as ordenanças, advertências e conselhos  de Deus ao seu povo, sobre dinheiro e dízimo; outros textos vão nos mostrar qual a importância dada ao dinheiro e ao dízimo, no ministério de Jesus Cristo; e, finalmente, textos extraídos das cartas do apóstolo Paulo,  falando sobre o mesmo assunto.
     Por favor, considere os comentários como opinião pessoal, e não como uma “análise” do texto. É importante que cada um de nós tenha seu próprio entendimento sobre o que a bíblia nos diz:

     Deus e o Dinheiro

      Êxodo, 22:25
     “Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre, que está contigo não te haverás com ele como um usurário; não lhe imporeis usura”.

***
      Levítico, 25:35-37
     “Quando teu irmão empobrecer, e as suas forças decaírem, então sustentá-lo-ás, como estrangeiro e peregrino, para que viva contigo. Não tomarás dele usura nem ganho; mas do teu Deus terás temor, para que teu irmão viva contigo. Não lhe darás teu dinheiro com usura, nem darás o teu manjar por interesse”.

***
     Salmos, 15:1-5
     “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
     Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente, segundo o seu coração.
     Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo;
     Aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda.
     Aquele que não empresta o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente; quem faz isto nunca será abalado”.
     Este salmo nos fala das qualidades que um verdadeiro cidadão dos céus tem que ter.
     Vemos que o verdadeiro cidadão dos céus, ao contrário dos fariseus, de ontem e de hoje, não é dizimista; mas ele tem todas as outras qualidades que Jesus afirmou que os fariseus não tinham: Juízo, misericórdia e fé (Mateus, 23:23).

***
     Eclesiastes, 5:10
     “O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro; e o que amar a abundancia nunca se fartará da renda: Também isto é vaidade”.

     O versículo diz: “O que” amar o dinheiro; ou seja, qualquer um. Seja padre, pastor, bispo, apóstolo, negro, branco, etc.

***
          Eclesiastes, 7:11-12
     “Tão boa é a sabedoria como a herança, e dela tiram proveito os que vêem o sol.
     Porque a sabedoria serve de sombra, como de sombra serve o dinheiro; mas a excelência da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor”.
     Sabedoria é vida. Dinheiro, não.

***
      Isaías, 52:1-4
     “Desperta, desperta, veste-te da tua fortaleza, ó Sião: Veste-te dos teus vestidos formosos, ó Jerusalém, cidade santa; porque nunca mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo.
     Sacode o pó, levanta-te, e assenta-te, ó Jerusalém: Solta-te das ataduras do teu pescoço, ó cativa filha de Sião.
     Porque assim diz o Senhor: Por nada fostes vendidos; também sem dinheiro sereis resgatados”.
     Você quer ser resgatado? Quer ser salvo? Então, a bíblia tem uma maravilhosa notícia para lhe dar: Você não precisa dar dinheiro a ninguém para conquistar sua liberdade.

      Miquéias, 3:9-11
     “Ouvi agora isto, vós, chefes da casa de Jacó, e vós, maiorais da casa de Israel, que abominais o juízo e perverteis tudo o que é direito.
     Edificando a Sião com sangue, e a Jerusalém com injustiça.
     Os seus chefes dão as sentenças por presentes, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas advinham por dinheiro, e ainda se encostam ao Senhor, dizendo: Não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá”.

     Não custa repetir: Qualquer semelhança com os dias de hoje, não é mera coincidência.

***

     Deus e o Dízimo

     Deuteronômio, 14:22-29
     “Certamente darás os dízimos de toda a novidade da tua semente, que cada ano se recolher do campo.
     E, perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu cereal, do teu mosto, do teu azeite e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao SENHOR, teu Deus, todos os dias.
          E, quando o caminho te for tão comprido, que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que esquecer o SENHOR, teu Deus, para ali por o seu nome, quando o SENHOR, teu Deus, te tiver abençoado, então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o SENHOR, teu Deus.
     E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR, teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.
     Ao fim de três anos, tirarás todos os dízimos da tua novidade no mesmo ano e os recolherás nas tuas portas.
     Então virá o levita (porque nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão, para que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em toda a obra das tuas mãos, que fizeres”.
     A ordenança do SENHOR é direta, e não deixa a menor dúvida: “Certamente darás
os dízimos de toda a novidade da tua semente”.
     Não deixa a menor dúvida sobre do que dar o dízimo: “...do teu cereal, do teu mosto, do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas”.
     Não deixa a menor dúvida sobre o porquê da obrigação de dar o dízimo: “Para que aprendas a temer o SENHOR, teu Deus, todos os dias”.
     Não deixa a menor dúvida sobre o que fazer com o dízimo: “...come-o ali perante o SENHOR, teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa”.
     Não deixa a menor dúvida sobre a quem se destinava o dízimo: “...porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo”.
     E, finalmente, não deixa a menor dúvida sobre a relação entre dízimo e dinheiro: “e aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma”.

***

     Números, 18:20-29
     “Disse também o Senhor a Arão: Na sua terra possessão nenhuma terás, e no meio deles nenhuma parte terás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel.
     E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo seu ministério que exercem, no ministério da tenda da congregação.
     E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram.
      Mas os levitas administrarão o ministério da tenda da congregação e eles levarão sobre si a sua iniqüidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança herdarão.
      Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao Senhor em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança herdareis.
     E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
     Também falarás aos levitas e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado em vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao Senhor: O dízimo dos dízimos.
     E contar-se-vos-á a vossa oferta alçada como grão da eira e como plenitude do lagar.
     Assim também oferecereis ao Senhor uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel, e deles dareis a oferta alçada do Senhor a Arão, o sacerdote.
     De todos os vossos dons oferecereis toda oferta alçada do Senhor; do melhor deles, a sua santa parte”.

***

     Malaquias, 2:1-9
     “E, agora, ó sacerdotes, este mandamento vos toca a vós. Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos exércitos, enviarei a maldição contra vós e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e já as tenho amaldiçoado, porque vós não pondes isso no coração.
     Eis que vos corromperei a semente e espalharei esterco sobre o vosso rosto, o esterco das vossas festas; e com ele sereis tirados.
     Então, sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que meu concerto seja com Levi, diz o SENHOR dos exércitos.
     Meu concerto com ele foi de vida e de paz, e eu lhas dei para que me temesse, e me temeu e assombrou-se por causa do meu nome.
     A lei da verdade esteve na sua boca, e a iniqüidade não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão e apartou a muitos da iniqüidade.
     Porque os lábios do sacerdote guardarão a ciência, e da sua boca buscarão a lei;
porque ele é o anjo do SENHOR dos exércitos.
     Mas vós vos desviastes do caminho, a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes o concerto de Levi, diz o SENHOR dos exércitos.
     Por isso, também eu vos fiz desprezíveis e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei”.

      Este texto de Malaquias, é um daqueles que quase não são lidos nas igrejas; nele, Deus dirige-se aos sacerdotes, e os acusa de corromper o concerto de Levi.
     Isto significa que a cobrança do dízimo, em dinheiro, corrompe ainda mais o concerto de Levi.

***

    O Dinheiro no Ministério de Jesus Cristo

     Mateus, 6:19-24
     Não ajunteis tesouros na terra, aonde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam.
     Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam.
     Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
     A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz.
     Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que há em ti são trevas, quão grandes serão tais trevas!
     Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom (ou a riquezas).

     Responda você mesmo: O líder de uma igreja  que, mesmo já sendo rico, mesmo já tendo várias empresas, continua pedindo dinheiro, serve a Deus ou a Mamom?

***

      Mateus, 22:15-21
      “Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam nalguma palavra;
     E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus,  segundo a verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas à aparência dos homens.
     Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não? Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Porque me experimentais, hipócritas?
     Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro.
     E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição?
     Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes diz: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.
     Jesus diz aqui, que o que é de César não é de Deus; e, no caso, o que é de Cesar é o dinheiro.
     Aliás, esta passagem nos dá a certeza de que Jesus Cristo nunca, nem sequer  pegou em dinheiro.

***
     Marcos, 6:7-9
     “Chamou a si os doze, e começou a enviá-los dois a dois, e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos;
     E ordenou-lhes que nada tomassem para o caminho, senão somente um bordão; nem alforje, nem pão, nem dinheiro, no cinto;
     Mas que calçassem alparcas, e que não vestissem duas túnicas”.
     Será que este mesmo Jesus ordenaria, hoje: “Arrecadem bastante dinheiro antes de seguir o caminho; para comer, levem do bom e do melhor, bem como roupa suficiente e vários pares de sapatos, pois a aparência é muito importante”?
    
***
     Lucas, 12:13-21
     “E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.
     Mas ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós?
     E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundancia do que possui.
     E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundancia.
     E arrazoava entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
     E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens.
     E direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
     Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?
     Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus.
     Jesus cristo, o filho unigênito de Deus, pergunta: “ Quem me pôs por juiz ou repartidor entre vós?”
     E nos nossos dias, um certo pregador televisivo, já muito rico, diz que Deus está mandando que sejamos associados dele; e que Deus vai dizer, até, quanto cada associado tem que dar.
     É preciso muita cegueira, para que as pessoas não consigam enxergar o engodo.

***
     Lucas, 18:18-25
     “E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
     Jesus lhe disse: Porque me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.
     Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.
     E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.
     E, quando Jesus ouviu isso, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa: Vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me.
     Mas, ouvindo ele isso, ficou muito triste, porque era muito rico.
     E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os que têm riquezas!
     Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus.
     Será que este mesmo Jesus diria, hoje: “Compra tudo, do bom e do melhor, depois vem, e segue-me”?

***

      João, 2:1-6
     “Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro o que falecera, e a quem ressuscitara dos mortos.
     Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
     Então Maria, tomando uma libra de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.
     Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão,  o  que havia de traí-lo, disse:
     Porque não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros, e não se deu aos pobres?
     Ora, ele disse isso não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão, e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava”.

     Este acontecimento é fascinante e extraordinário, pela maravilhosa lição que nos traz, a respeito do valor que cada um atribui ao dinheiro, conforme o seu coração.
     Enquanto Maria não deu a menor importância ao preço do ungüento, Judas queria transformá-lo em dinheiro, sob o pretexto de ajudar aos pobres; mas, na verdade, ele era ladrão. Já os enganadores de hoje, transformam promessas de milagres, curas e bênçãos, em dinheiro.

***

     O Dízimo no Ministério de Jesus Cristo
      Mateus, 23:23
     “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas”.
     Aqui, no livro de Mateus, Jesus nos ensina que dar o dizimo não é, necessariamente, um ato de fé, de misericórdia ou de justiça.
     Há mais um detalhe importante:  O dízimo dos fariseus estava de acordo com a lei, e mesmo assim Jesus Cristo os chamou de hipócritas; imagine se o dízimo tivesse sido em dinheiro.
     Pelo que eu tenho visto nas igrejas, posso afirmar que o dizimista tem fé, sim; fé em si mesmo, no seu próprio ato; pois ele acredita que está agradando a Deus com aquele dinheiro, e que Deus vai retribuir com muito mais.

***

     Lucas, 18:9-14
     “E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
     Dois homens subiram ao templo, a orar; um, fariseu, e o outro, publicano.
     O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
     Jejuo duas vezes na semana e dou os dízimos de tudo quanto possuo.
     O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!
     Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado”.
     Embora o fariseu fosse dizimista fiel e jejuasse constantemente, Jesus justificou apenas  o publicano, que confessou ser pecador.
     Na igreja onde você congrega, quem as pessoas admiram mais?  O fariseu dizimista ou o publicano pecador?

***


     O Dinheiro na Igreja Primitiva
    
     Atos, 4:32-35
     “E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
     E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
     Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos
     E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
     “e em todos eles havia abundante... GRAÇA”!

***

    O Dinheiro no Ministério de Paulo

     I Coríntios, 9:9-16
     “Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?
     Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança, e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante.
     Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?
     Se outros participam deste poder sobre vós, porque não, mais justamente, nós?
     Mas nós não usamos deste direito; antes, suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo.
     Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar participam do altar?
     Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho
     Mas eu de nenhuma destas coisas usei e não escrevi isso para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer do que alguém fazer vã esta minha glória.
     Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o evangelho”!

     Paulo é bem claro: “Viver do evangelho”. Bem diferente de “enriquecer com o evangelho”; e, assim mesmo, Paulo se gloriava de pregar o evangelho de graça.
     Hoje é bem diferente; pra começar, as igrejas têm dono. E como o dono da igreja age? Pega os dízimos e as ofertas das pessoas e monta ou adquire diversas empresas, como gravadoras, editoras, redes de televisão aberta e por assinatura, livrarias, lojas, etc., e vendem seus produtos, com grande margem de lucro, para as mesmas pessoas que deram os dízimos e as ofertas.
     Pense bem: Jesus Cristo faria isso?
     Quem faz isso está obedecendo a uma ordem de Deus? Deus ordenou que ele pegasse o seu dinheiro para comprar e montar empresas?

***

     II Coríntios, 11:4-15
     “Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.
     Porque penso que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos.
     E, se sou rude na palavra, não o sou contudo na ciência; mas já em todas as coisas nos temos feito conhecer totalmente entre vós.
     Pequei, porventura, humilhando-me a mim mesmo, para que vós fosseis exaltados, porque de graça vos anunciei o evangelho de Deus?
     Outras igrejas despojei eu para vos servir, recebendo delas salário; e quando estava presente convosco, e tinha necessidade, a ninguém fui pesado.
     Porque os irmãos que vieram da Macedônia supriram a minha necessidade; e em tudo me guardei de vos ser pesado, e ainda me guardarei.
     Como a verdade de Cristo está em mim, esta glória não me será impedida nas regiões da Acaia.
     Por que? Porque não vos amo? Deus o sabe.
     Mas o que eu faço o farei, para cortar ocasião aos que buscam ocasião, a fim de que, naquilo em que se gloriam, sejam achados assim como nós.
    Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
     E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
     Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.
     O grande trunfo dos enganadores são as promessas feitas em nome de Deus. As pessoas se iludem com promessas de prosperidade, de bênçãos e de cura e não atentam para a palavra de Deus.

***

     Bem, com relação ao dízimo, a bíblia não deixou pedra sobre pedra. Depois de tudo que foi apresentado aqui, não há mais porque acreditar que o dízimo ainda deva existir; principalmente se for mensal e em dinheiro.
     Negar esta verdade, é o mesmo que negar o que está escrito em II Timóteo, 3:16:
      “Toda a escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça”.

     Que Deus abençoe todos nós, e nos dê sabedoria e discernimento para que possamos nos libertar de todo tipo de jugo, impostos a nós pelos homens. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário