Dízimo em Dinheiro?

As igrejas dizem que sim.

A Bíblia diz que não.


terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Parte 5


Parte 5
As Ofertas

No Velho Testamento

    
     A bíblia, principalmente no Velho Testamento, está repleta de referencias a ofertas; a maioria das ofertas estava diretamente ligada aos sacrifícios que compunham o sacerdócio levítico;
     As principais ofertas, eram os holocaustos, com o sacrifício cruento de animais e aves; as ofertas de manjares; os sacrifícios pacíficos; as ofertas pelo pecado; e as ofertas pela culpa.
     Para auxiliar na compreensão das características próprias de cada oferta, você deve ler os primeiros sete capítulos do livro de Levítico, bem como outras passagens do Velho Testamento; de qualquer modo, transcreveremos a seguir,  uma parte do texto relativo ao verbete OFERTAS, do Dicionário da Bíblia, de John D. Davis:

     “As várias espécies de ofertas em honra de Jeová constituiam uma feição característica do culto israelita.
     Longa informação sobre este assunto, encontra-se nos primeiros sete capítulos do livro de Levítico e em outras partes das Escrituras.
     Havia duas classes de ofertas públicas e particulares, conforme se faziam pela nação toda ou pelos indivíduos, consistindo em libações, manjares, vegetais e sacrifício de animais e aves.
          O derramamento de sangue deveria acompanhar todas as ofertas, conforme a ordenança de Jeová; sem isso não havia remissão dos pecados.
     O sacrifício incruento era inaceitável para Deus; no caso de extrema pobreza, porém, era permitida a oferta sem efusão de sangue, apenas em junção com o sangue do altar.
     As libações só eram aceitáveis juntamente com as comidas sacrificiais, exceto o que a lei prescrevia a respeito das parturientes; as ofertas pacíficas, que eram as dos nazarenos; e as votivas ou espontâneas. Excluindo-se desta categoria as ofertas pelos pecados e pelas transgressões.
     As ofertas de vegetais consistiam em flor de farinha, ou em pães asmos, filhoses, espigas torradas ao fogo, tudo temperado com sal, exceto as ofertas pelo pecado, que eram temperadas com azeite.
     Em certos casos, a oferta podia ser independente do sacrifício; uma parte deveria ser posta sobre o altar, e o restante pertencia ao sacerdote, o que caracterizava uma oferta voluntária ou oferta pelo pecado, caso o ofertante fosse
extremamente pobre”.

***

     A primeira citação bíblica referente a oferta está no livro do Gênesis, na história dos irmãos Abel e Caim, filhos de Adão e Eva.


     Gênesis, 4:1-7
     “E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um varão.
     E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
     E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
     E Abel também trouxe dos primogenitos das suas ovelhas e da sua gordura; E atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
     Mas para Caim e para sua oferta não atentou; e irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.
     E o SENHOR disse à Caim: Porque te iraste? E porque descaiu o teu semblante?
     Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.
     A bíblia não nos esclarece, pelo menos aqui, por qual motivo Deus não se agradou da oferta de Caim, mas se agradou da oferta de Abel.
     No entanto, é possível observar uma diferença: Enquanto Caim simplesmente trouxe “uma oferta do fruto da terra”, enquanto Abel trouxe “dos primogenitos das suas ovelhas e da sua gordura”; ou seja, o melhor do seu rebanho. Já Caim, provavelmente, não deu a oferta do melhor que tirara da terra.

***
    
     Exodo, 25:1-2
     Deus manda o povo trazer ofertas para o tabernáculo:
     “Então, falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta alçada; de todo homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada”.

     Exodo, 35:4-5
     Deus fala novamente a Moisés sobre as ofertas para o tabernáculo:
     “Falou mais Moisés a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: Esta é a palavra que o SENHOR ordenou, dizendo: Tomai, do que vós tendes, uma oferta para o SENHOR; cada um, cujo coração é voluntariamente disposto, a trará por oferta alçada ao SENHOR; ouro, e prata, e cobre...”.


    Exodo, 35:29
   “Todo homem e mulher cujo coração voluntariamente se moveu a trazer alguma coisa para toda a obra que o SENHOR ordenara se fizesse pela mão de Moisés, aquilo trouxeram os filhos de Israel por oferta voluntária ao SENHOR”.
    
     Exodo, 36:2-7
     Moisés entrega aos obreiros as ofertas do povo:
     “Porque Moisés chamara a Bezalel e a Aoliabe, e a todo homem sábio de coração em cujo coração o SENHOR tinha dado sabedoria, isto é, a todo aquele a quem seu coração movera que se chegasse à obra para fazê-la.
     Tomaram, pois, de diante de Moisés toda oferta alçada que trouxeram os filhos de Israel para a obra do serviço do santuário, para fazê-la; e, ainda, eles lhe traziam cada manhã oferta voluntária.
     E vieram todos os sábios que faziam toda a obra do santuário, cada um da obra que fazia, e falaram a Moisés, dizendo: O povo traz muito mais do que basta para o serviço da obra que o SENHOR ordenou se fizesse.
     Então, mandou Moisés que fizessem passar uma voz pelo arraial, dizendo: Nenhum homem nem mulher faça mais obra alguma para a oferta alçada do santuário. Assim, o povo foi proibido de trazer mais.
     Porque tinham material bastante para toda a obra que havia de fazer-se, e ainda sobejava”.

     Nas passagens do livro do Exodo, transcritas acima, duas coisas chamam a atenção: O caráter voluntário das ofertas para o serviço do santuário, e o cuidado que os obreiros tinham em não receber do povo, mais do que o necessário para a realização da obra.
    

***

     Abaixo, estão reproduzidas três passagens do livro de Deuteronômio, que nos mostram que as ordenanças de Deus eram as mesmas, tanto para os dízimos como para as ofertas:
                   “Assim não fareis para com o SENHOR vosso Deus, mas buscareis o lugar que o SENHOR, vosso Deus, escolher de todas as vossas tribos, para ali por o seu nome e sua habitação; e ali vireis.
     E ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas.
     E ali comereis diante do SENHOR, vosso Deus, e vos alegrareis em tudo em que poreis as vossas mãos, vós e as vossas casas, no que te abençoar o SENHOR, vosso Deus”(Deuteronômio, 12:4-7).


               “Então, haverá um lugar que escolherá o SENHOR, vosso Deus, para ali fazer habitar o seu nome; ali trareis tudo o que vos ordeno: os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e toda a escolha dos vossos votos que votardes ao SENHOR.
     E vos alegrareis perante o SENHOR, vosso Deus, vós, e os vossos filhos, e vossas filhas, e vossos servos e vossas servas, e o levita que está dentro das vossas portas, pois convosco não tem ele parte nem herança”(Deuteronômio, 12:11-12).


          “Nas tuas portas, não poderás comer o dízimo do teu cereal, nem do teu mosto, nem do teu azeite, nem as primogenituras das tuas vacas, nem das tuas ovelhas; nem nenhum dos teus votos, que houveres votado, nem as tuas ofertas voluntárias, nem a oferta alçada da tua mão;
     Mas o comerás perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher o SENHOR, teu Deus, tu, e teu filho, e tua filha, e teu servo, e tua serva, e o levita que está dentro das tuas portas; e perante o SENHOR, teu Deus, te alegrarás em tudo em que puseres a tua mão.
     Guarda-te que não desampares o levita todos os teus dias na terra”(Deuteronômio, 12:17-19).



     Qual seria, então, a diferença entre oferta e dízimo?
     Simples. Havia um tipo de oferta voluntária, desvinculada dos  sacrifícios do sacerdócio levítico;  estas ofertas eram em dinheiro, bens, materiais nobres e objetos de valor, sempre com um propósito específico e com o envolvimento de todo o povo, ou a maior parte dele.
     Aqui mesmo, se você voltar algumas linhas, vai encontrar as passagens do capítulo 35 do livro do Exodo, quando Deus manda o povo trazer as ofertas para a obra do santuário; mas há outras, que veremos a seguir:

     II Reis, 22
     Josias repara o templo.
     “Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe, Jedida, filha de Adaías, de Bozcate.
     E fez o que era reto aos olhos do SENHOR; e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou dele nem para a direita nem para a esquerda.
     Sucedeu, pois, que, no ano décimo-oitavo do rei Josias, o rei mandou o escrivão Safã, filho de Azalias, filho de Mesulão, à Casa do SENHOR, dizendo:
     Sobe a Hilquias, o sumo sacerdote, para que tome o dinheiro que se trouxe a Casa do SENHOR, o qual, os guardas do umbral da porta ajuntaram do povo.
     E que o dêem na mão dos que têm o cargo da obra e estão encarregados da Casa do SENHOR; para que o dêem àqueles que fazem a obra que há na Casa do SENHOR, para repararem as fendas da casa:
     Aos carpinteiros, aos edificadores, e aos pedreiros; e para comprar madeira e pedras lavradas, para repararem a casa.
     Porém, com eles, se n o fez conta do din heiro que se lhes entregara nas suas mãos, porquanto procediam com fidelidade”(II Reis, 22:1-7).


     I Cronicas, 29
     As ofertas de Davi, dos Principes e do povo para a construção do templo.
     “Disse mais o rei Davi a toda a congregação: Salomão, meu filho, o único a quem Deus escolheu, é ainda moço e tenro, e esta obra é grande; porque não é palácio para homem, senão para o SENHOR Deus.
     Eu, pois, com todas as minhas forças já tenho preparado para a Casa do meu Deus ouro para as obras de ouro, e prata para as de prata, e cobre para as de cobre...
     E ainda, de minha própria vontade para a Casa do meu Deus, o ouro e prata particular que tenho demais eu dou para a Casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário”(I Cronicas, 29:1-3).
*
     “Então, os chefes dos pais, e os príncipes das tribos de Israel, e os capitães dos milhares e das centenas e até os capitães da obra do rei voluntariamente ontribuíram”
(I Cronicas, 29:6).
*
     “E o povo se alegrou do que deram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao SENHOR; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria”(I Cronicas, 29:9).





     II Cronicas, 24
     Joás dá ordens para consertar o templo
     “E sucedeu, depois disso, que veio ao coração de Joás renovar a Casa do SENHOR.
     Ajuntou, pois, os sacerdotes e os levitas e disse-lhes: Saí pelas cidades de Judá e ajuntai dinheiro de todo o Israel para reparar a Casa do vosso Deus, de ano em ano; e, vós, apressai este negócio. Porém os levitas não se apressaram.
     E o rei chamou a Joiada, o chefe, e disse-lhe: Porque não fizeste inquirição entre os levitas, para que trouxessem de Judá e Jerusalém a oferta de Moisés, servo do SENHOR, e da congregaçãode Israel à Tenda do Testemunho?(esta era a oferta pelo resgate da alma, equivalente a meio siclo. Exodo, 30:12-14).
     Porque, sendo Atalia ímpia, seus filhos arruinaram a Casa de Deus e até todas as coisas sagradas da Casa do SENHOR empregaram em baalins.
     E deu o rei ordem, e fizeram uma arca e a puseram fora, à porta da Casa do SENHOR.
     E publicou-se em Judá e em Jerusalém, que trouxessem ao senhor a oferta que Moisés, o servo de Deus havia imposto a Israel no deserto.
     Então, todos os príncipes e todo o povo se alegraram, e trouxeram a oferta e a lançaram na arca, até que acabaram a obra.
     E sucedeu que, ao tempo que trziam a arca pelas mãos dos levitas, segundo o mandado do rei, e vendo que já havia muito dinheiro, vinham o escrivão do rei e o comissário do sumo sacerdote, e esvaziavam a arca, e a tomavam, e a tornavam ao seu lugar; assim faziam dia após dia e ajuntaram dinheiro em abundancia.
     O qual, o rei e Joiada davam aos que dirigiam a obra do serviço da Casa do SENHOR e alugaram pedreiros e carpinteiros, para renovarem a Casa do SENHOR, como também ferreiros e serralheiros, para repararem a Casa do SENHOR.
     E os que dirigiam a obra faziam que a reparação da obra fosse crescendo pelas suas mãos, e restauraram a Casa de Deus ao seu estado e a fortaleceram.
     E, depois de acabarem, trouxeram o resto do dinheiro diante do rei e de Joiada e dele fizeram utensílios para a Casa do SENHOR, e objetos para ministrar e oferecer, e perfumadores e vasos de ouro e de prata. E contínuamente sacrificaram holocaustos na Casa do SENHOR todos os dias de Joiada.

       Percebe-se que, ao contrário do dízimo, ofertas e dinheiro andavam sempre juntos.  

     Esdras, 7
     Artaxerxes envia Esdras a Jerusalém.
     Artaxerxes, rei dos reis, ao sacerdote Esdras, escriba da lei do Deus do céu, paz perfeita, etc.
     Por mim se decreta que no meu reino todo aquele do povo de Israel, e dos seus sacerdotes e levitas, que quiser ir contigo a Jerusalém, vá.
     Portanto da parte do rei e dos seus sete conselheiros és mandado, para fazeres inquirição em Judá e em Jerusalém, conforme a lei do teu Deus, que está na tua mão;
     E para levares a prata e o ouro que o rei e os seus conselheiros voluntariamente deram ao Deus de Israel, cuja habitação está em Jerusalém;
     E toda a prata e o ouro que achares em toda a província de Babilônia, com as ofertas voluntárias do povo e dos sacerdotes, que voluntariamente oferecerem, para a casa de seu Deus, que está em Jerusalém.
     Portanto, comprarás com este dinheiro novilhos, carneiros, cordeiros, com as suas ofertas de manjares, e as suas libações, e oferece-as sobre o altar da casa do vosso Deus, que está em Jerusalém”.


***

Nenhum comentário:

Postar um comentário