Dízimo em Dinheiro?

As igrejas dizem que sim.

A Bíblia diz que não.


terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Parte 3


Parte 3
O Dízimo

No Velho Testamento

     Na Parte 1 e na parte 2, vimos as principais referencias bíblicas ao dinheiro, no Velho e no Novo Testamento, respectivamente.
     A partir de agora, nosso assunto é o dízimo, e as principais referencias a ele, encontradas no Velho Testamento, serão transcritas e comentadas, aqui.

     Gênesis, 14:18-20
      É a primeira referencia bíblica ao dízimo, quando Melquisedeque, rei de Salém, encontra Abraão após a matança dos reis, e o abençoa, conforme transcrito abaixo:
     “E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e este era sacerdote do Deus Altíssimo.
     E abençoou-o e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dízimo de tudo”.

***

     Para entender melhor quem era Melquisedeque e o que motivou o dízimo de Abraão, é preciso ir até o livro de Hebreus.

      Hebreus, 6:18-20
     “Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;
     A qual temos como âncora da alma segura e firme e que penetra até ao interior do véu, onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque”.
     Aqui, o autor da carta aos Hebreus nos diz que a nossa esperança na vida eterna consiste em crer que o sacrifício de Jesus, na cruz, foi único e definitivo, pois ele é sumo sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque, o qual conheceremos melhor ainda, transcrevendo todo o capítulo 7 da carta aos Hebreus:

      Hebreus, 7
     “Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis e o abençoou;
     A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
     Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípios de dias nem fim de vida, mas, sendo feito semelhante ao filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
     Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu o dízimo dos despojos.
     E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham descendido de Abraão.
     Mas aquele cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão e abençoou o que tinha as promessas.
     Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
     E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.
     E, para assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.
     Porque ainda ele estava nos lombos de seu pai, quando Melquisedeque lhe saiu ao encontro.
     De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
     Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
     Porque aquele de quem essas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar, visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.
     E muito mais manifesto é ainda se, à semelhança de Melquisedeque, se levantar outro sacerdote, que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
     Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque.
     Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade(pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.
     E visto como não é sem prestar juramento(porque certamente aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes, mas este, com juramento, por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor e não se arrependerá: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque); de tanto melhor concerto Jesus foi feito fiador.
     E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque, pela morte, foram impedidos de permanecer; mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
     Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”.

     Para todos aqueles que crêem que Jesus Cristo é o filho unigênito de Deus, e que deu-se a si mesmo na cruz, pelos nossos pecados, não é mais necessário viver debaixo da lei.
     A lei era falha, porque os sacrifícios precisavam se repetir, e os sacerdotes também se renovavam, pois não eram imortais; e como os sacerdotes sacrificavam pelos seus próprios pecados, e pelos pecados do povo, a cada novo sacerdote, novos pecados deviam ser expiados
     Ora, se a lei não era perfeita, não podia ser eterna. Sendo assim, sua temporalidade está simbolicamente expressa no dízimo dado por Abrão a Mequisedeque, rei de Salém;
Ou seja, para nós que cremos na graça, os estatutos da lei vigoraram até que se levantou outro sacerdote, semelhante a Melquisedeque, feito segundo a virtude da vida incorruptível, que num sacrifício único e definitivo, anulou todos os efeitos da lei sobre nossas vidas. E TUDO SE FEZ NOVO!.
     Os sacrifícios não precisam se repetir, pois o nosso Sumo Sacerdote, Jesus Cristo, é incorruptível e vive para sempre.
     No entanto, para quem escolheu continuar vivendo debaixo da lei, ela ainda vigora, e por conseguinte, para estes, o dízimo também ainda vigora, desde que seja dado segundo Deuteronômio, 14:22-29.

***

     Voltando ao livro do Gênesis, no capítulo 28 encontra-se a passagem em que Jacó faz um voto ao Senhor, e ergue a coluna de Betel:

     Gênesis, 28:18-22
     “Então, levantou-se Jacó pela manhã, de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por sua cabeceira, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela
     E chamou o nome daquele lugar Betel, o nome, porém, daquela cidade, dantes,  era Luz.
     E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer e vestes para vestir, e eu em paz tornar à casa de meu pai, o SENHOR será o meu Deus.
     E esta pedra, que tenho posto por coluna, será casa de Deus; e, de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo”.

***

     Em Levítico, 27, encontramos outras ordenanças de Deus sobre o dízimo:

     Levítico, 27:29-32
     “Toda coisa consagrada que for consagrada do homem não será resgatada; certamente morrerá.
     Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores são do Senhor; santas são ao Senhor.
     Porém, se alguém das suas dízimas, resgatar alguma coisa, acrescentará o seu quinto sobre ela.
     No tocante a todas as dízimas de vacas e ovelhas, de tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor”.

***


     No livro de Números, Deus fala a Arão sobre o sacerdócio levitico:

     Números, 18:20-29
     “Disse também o Senhor a Arão: Na sua terra possessão nenhuma terás, e no meio deles nenhuma parte terás; eu sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel.
     E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo seu ministério que exercem, no ministério da tenda da congregação.
     E nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da congregação, para que não levem sobre si o pecado e morram.
     Mas os levitas administrarão o ministério da tenda da congregação e eles levarão sobre si a sua iniqüidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança herdarão.
     Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao Senhor em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança herdareis.
     E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
     Também falarás aos levitas e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado em vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao Senhor: O dízimo dos dízimos.
     E contar-se-vos-á a vossa oferta alçada como grão da eira e como plenitude do lagar.
     Assim também oferecereis ao Senhor uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel, e deles dareis a oferta alçada do Senhor a Arão, o sacerdote.
     De todos os vossos dons oferecereis toda oferta alçada do Senhor; do melhor deles, a sua santa parte”.

***

     No capítulo 12 de Deuteronômio, temos as leis de Deus sobre a adoração e, dentro delas, 3 referencias ao dízimo:

     Deuteronômio, 12:4-7
     “Assim não fareis para com o SENHOR vosso Deus, mas buscareis o lugar que o SENHOR, vosso Deus, escolher de todas as vossas tribos, para ali por o seu nome e sua habitação; e ali vireis.
     E ali trareis os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e os vossos votos, e as vossas ofertas voluntárias, e os primogênitos das vossas vacas e das vossas ovelhas.
     E ali comereis diante do SENHOR, vosso Deus, e vos alegrareis em tudo em que poreis as vossas mãos, vós e as vossas casas, no que te abençoar o SENHOR, vosso Deus”.

***
     “Então, haverá um lugar que escolherá o SENHOR, vosso Deus, para ali fazer habitar o seu nome; ali trareis tudo o que vos ordeno: os vossos holocaustos, e os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos, e a oferta alçada da vossa mão, e toda a escolha dos vossos votos que votardes ao SENHOR.
     E vos alegrareis perante o SENHOR, vosso Deus, vós, e os vossos filhos, e vossas filhas, e vossos servos e vossas servas, e o levita que está dentro das vossas portas, pois convosco não tem ele parte nem herança”.

***

     Deuteronômio, 12:17-19
     “Nas tuas portas, não poderás comer o dízimo do teu cereal, nem do teu mosto, nem do teu azeite, nem as primogenituras das tuas vacas, nem das tuas ovelhas; nem nenhum dos teus votos, que houveres votado, nem as tuas ofertas voluntárias, nem a oferta alçada da tua mão;
     Mas o comerás perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher o SENHOR, teu Deus, tu, e teu filho, e tua filha, e teu servo, e tua serva, e o levita que está dentro das tuas portas; e perante o SENHOR, teu Deus, te alegrarás em tudo em que puseres a tua mão.
     Guarda-te que não desampares o levita todos os teus dias na terra”.

***
    
     No capítulo 14, Deus fala sobre o dízimo para o serviço da Casa do SENHOR.
     Esta passagem já foi transcrita na Parte 1, que trata sobre dinheiro, e será transcrita aqui novamente, porque também faz referencia ao dízimo.

     Deuteronômio, 14:22-29
     “Certamente darás os dízimos de toda a novidade da tua semente, que cada ano se recolher do campo.
     E, perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu cereal, do teu mosto, do teu azeite e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao SENHOR, teu Deus, todos os dias.
     E, quando o caminho te for tão comprido, que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que esquecer o SENHOR, teu Deus, para ali por o seu nome, quando o SENHOR, teu Deus, te tiver abençoado, então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o SENHOR, teu Deus.
     E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR, teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.
     Ao fim de três anos, tirarás todos os dízimos da tua novidade no mesmo ano e os recolherás nas tuas portas.
     Então virá o levita(porque nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão, para que o SENHOR, teu Deus, te abençoe em toda a obra das tuas mãos, que fizeres”.

     A ordenança do SENHOR é direta, e não deixa a menor dúvida: “Certamente darás os dízimos de toda a novidade da tua semente”.
     Não deixa a menor dúvida sobre do que dar o dízimo: “...do teu cereal, do teu mosto, do teu azeite, e dos primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas”.
     Não deixa a menor dúvida sobre o porquê da obrigação de dar o dízimo: “Para que aprendas a temer o SENHOR, teu Deus, todos os dias”.
     Não deixa a menor dúvida sobre para  que era o dízimo: “...come-o ali perante o SENHOR, teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa”.
     Não deixa a menor dúvida sobre a quem se destinava o dízimo: “...porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo”.
     E, finalmente, não deixa a menor dúvida sobre a relação entre dízimo e dinheiro: “e aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma”.

***
    
      Ainda em Deuteronômio, no capítulo 26, encontramos a “oração daquele que deu os dízimos”, conforme os versículos 12 e 13, transcritos abaixo:

     Deuteronômio, 26:12-13
     “Quando acabares de dizimar todos os dízimos da tua novidade, no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então, a darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas e se fartem.
     E dirás perante o SENHOR, teu Deus: Tirei o que é consagrado de minha casa e dei também ao levita, e ao estrangeiro, e ao órfão e à viúva, conforme todos os teus mandamentos que me tens ordenado; nada traspassei dos teus mandamentos, nem deles me esqueci”.

     Em II Crônicas, no capítulo 31, lemos que o rei Ezequias começou o seu reinado reparando o templo e restabelecendo o serviço religioso, incluindo o sacerdócio levítico, conforme as passagens reproduzidas abaixo:

     II Crônicas, 31:4-6
     “E ordenou ao povo, moradores de Jerusalém, que desse a parte dos sacerdotes e levitas, para que se pudessem dedicar à lei do SENHOR.
     E, depois que essa ordem se divulgou, os filhos de Israel trouxeram muitas primícias de trigo, e de mosto, e de azeite, e de mel, e de toda a novidade do campo; também o dízimo de tudo trouxeram em abundancia.
     E os filhos de Israel e de Judá que habitavam nas cidades de Judá também trouxeram dízimos das vacas e das ovelhas e dízimos das coisas sagradas que foram consagradas ao SENHOR, seu Deus; e fizeram muitos montões”.

*
     II Crônicas, 31:11-12
     “Então, disse Ezequias que se preparassem câmaras na casa do SENHOR, e as prepararam.
     Ali, meteram fielmente as ofertas, e os dízimos, e as coisas consagradas; e isso estava a cargo de Conanias, o levita maioral, e Simei, seu irmão, o segundo”.

***
     Neemias era um judeu do cativeiro e exercia a função de copeiro de Artaxerxes, rei da Pérsia.
     Um dia em que o semblante de Neemias se mostrou abatido, o rei perguntou-lhe qual era a causa do seu pesar.  Respondeu-lhe francamente que era o estado de ruínas em que se encontrava Jerusalém, onde existiam em abandono os sepulcros de seus antepassados, e pediu-lhe licença para ir lá, reconstruir os muros da cidade. O rei forneceu-lhe uma escolta de cavalaria para acompanhá-lo na viagem e deu-lhe cartas de apresentação recomendando-o a vários governadores persas, e nomeou-o governador da Judéia, como Zorobabel havia sido.
     E Neemias, com a ajuda do povo, não só reparou o muro da cidade como estabeleceu um novo concerto do povo com o SENHOR, seu Deus; durante a solenidade do novo concerto, os levitas lembraram ao povo o antigo concerto, quando da entrada na terra prometida, incluindo o sacerdócio levítico:


     Neemias, 10:35-38
     “E que também traríamos as primeiras novidades da nossa terra e todos os primeiros frutos de todas as árvores, de ano em ano, à casa do SENHOR;
     E os primogênitos dos nossos filhos e do nosso gado, como está escrito na lei; e que os primogênitos das nossas vacas e das nossas ovelhas traríamos à Casa do nosso Deus, aos sacerdotes que ministram na Casa do Senhor;
     E que as primícias da nossa massa, e as nossas ofertas alçadas, e o fruto de toda árvore, e o mosto, e o azeite traríamos aos sacerdotes, às câmaras da Casa do nosso Deus; e os dízimos da nossa terra aos levitas; e que os levitas pagariam os dízimos em todas as cidades da nossa lavoura.
     E que o sacerdote, filho de Arão, estaria com os levitas quando os levitas recebessem os dízimos, e que os levitas trariam os dízimos dos dízimos à Casa do nosso Deus, às câmaras da casa do tesouro”.

*

     Neemias, 12:44
     “Também, no mesmo dia, se nomearam homens sobre as câmaras, para os tesouros, para as ofertas alçadas, para as primícias e para os dízimos, para ajuntarem nelas, das terras das cidades, as porções designadas pela Lei para os sacerdotes e para os levitas; porque Judá está alegre por causa dos sacerdotes e dos levitas que assistiam ali”.

***
     Do livro de Amós, vamos transcrever uma parte da mensagem do profeta  sobre o futuro castigo de Israel, pelos seus vícios e suas maldades; o profeta condena o comportamento hipócrita do povo que, repetidamente, transgredia de noite e oferecia sacrifícios na manhã seguinte, e a cada três dias dava o dízimo, para parecer justo e fiel:



     Amós, 4:1-5
    “Ouvi esta palavra, vós, vacas de Basã, que estais no monte de Samaria, que oprimis os pobres, que quebrantais os necessitados, que dizeis aos seus senhores: Daí cá, e bebamos.
     Jurou o Senhor JEOVÁ, pela sua santidade, que dias estão para vir sobre vós, em que vos levarão com anzóis e a vossos descendentes com anzóis de pesca.
     E saireis pelas brechas, uma após outra, e vos lançareis para Hermom, disse o SENHOR.
     Vinde a Betel e transgredi; a Gilgal, e multiplicai as transgressões; e, cada manhã, trazei os vossos sacrifícios e, de três em três dias, os vossos dízimos.
     E oferecei sacrifício de louvores do que é levedado, e apregoai sacrifícios voluntários, e publicai-os; porque disso gostais, ó filhos de Israel, disse o Senhor JEOVÁ”.


***

     No livro de Malaquias encontra-se a passagem bíblica preferida por dez entre dez pastores(ou bispos, ou apóstolos, ou missionários, etc.); é, de longe, a parte da bíblia mais lida, em qualquer igreja; e é, também a mais manipulada e distorcida, na maioria das vezes, por interesses escusos:
     Malaquias, 3:7-15
     “Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai vós para mim, e eu tornarei para vós, diz o SENHOR dos exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
     Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.
     Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação.
     Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha a maior abastança.
     E, por causa de vós, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo não vos será estéril, diz o SENHOR dos exércitos.
     E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos exércitos.
     As vossas palavras foram agressivas para mim, diz o SENHOR; mas vós dizeis: que temos falado contra ti?
     Vós dizeis: Inútil é servir a Deus; que nos aproveitou termos cuidado em guardar os seus preceitos e em andar de luto diante do SENHOR dos exércitos?
     Ora, pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade se edificam; sim, eles tentam ao SENHOR e escapam”.


    
          Note que o livro de Malaquias tem 4 capítulos,  e só a passagem acima – aliás, só uma parte dela – é lida nas igrejas; o que torna difícil, para a maioria das pessoas, a real compreensão desta profecia, que é muito mais abrangente.
     No capítulo 2, por exemplo, podemos ler:

     Malaquias, 2:1-9
     “E, agora, ó sacerdotes, este mandamento vos toca a vós. Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos exércitos, enviarei a maldição contra vós e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e já as tenho amaldiçoado, porque vós não pondes isso no coração.
     Eis que vos corromperei a semente e espalharei esterco sobre o vosso rosto, o esterco das vossas festas; e com ele sereis tirados.
     Então, sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que meu concerto seja com Levi, diz o SENHOR dos exércitos.
     Meu concerto com ele foi de vida e de paz, e eu lhas dei para que me temesse, e me temeu e assombrou-se por causa do meu nome.
     A lei da verdade esteve na sua boca, e a iniqüidade não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão e apartou a muitos da iniqüidade.
     Porque os lábios do sacerdote guardarão a ciência, e da sua boca buscarão a lei;
porque ele é o anjo do SENHOR dos exércitos.
     Mas vós vos desviastes do caminho, a muitos fizestes tropeçar na lei; corrompestes o concerto de Levi, diz o SENHOR dos exércitos.
     Por isso, também eu vos fiz desprezíveis e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei”.


***

          Vimos que no capítulo 3 Deus acusa toda a nação de roubá-lo nos dízimos e nas ofertas alçadas; o próprio Deus nos mostra como o povo o roubava, conforme texto transcrito a seguir:

     Malaquias, 1:6-8
     “O filho honrará o pai, e o servo ao seu senhor; e, se eu sou Pai, onde está a minha honra? E, se eu sou Senhor, onde está o meu temor? – diz o SENHOR dos exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome e dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome?
     Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto, que dizeis: A mesa do SENHOR é desprezível.
     Porque quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não faz mal! Ou quando ofereceis o coxo ou o enfermo, não faz mal! Ora, apresenta-o ao teu príncipe; terá ele
agrado em ti? Ou aceitará ele a tua pessoa? – diz o SENHOR dos exércitos”.

***



     Malaquias, 1:13-14
     “E dizeis: Eis aqui, que canseira! E o lançastes ao desprezo, diz o SENHOR dos exércitos: Vós ofereceis o roubado, e o coxo, e o enfermo; assim fazeis a oferta; ser-me-á aceito isto da vossa mão? – diz o SENHOR.
     Pois maldito seja o enganador, que, tendo animal no seu rebanho, promete e oferece ao SENHOR uma coisa vil; porque eu sou grande Rei, diz o SENHOR dos exércitos, o meu nome será tremendo entre as nações”.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário